
Falar sobre segurança no trabalho é compreender que há um conjunto de normas e procedimentos exigidos por legislação, compreendendo desde o artigo 6º da Constituição Brasileira até regulamentações específicas. As exigências legais abarcam empresas e funcionários, com o propósito de assegurar a integridade física dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.
Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o tema está presente no Capítulo V, indicando que às empresas cabe cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, instruir os empregados sobre precauções para prevenir acidentes ou doenças ocupacionais, assim como adotar medidas determinadas pelo órgão regional competente e facilitar o exercício da fiscalização.
No dia a dia, algumas medidas contribuem diretamente para evitar a ocorrência de acidentes nas empresas:
1) Forneça Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e realize fiscalizações constantes para assegurar a utilização dos EPIs.
2) Mantenha as instalações e os equipamentos em bom estado de conservação, com manutenções permanentes.
3) Realize avaliações de riscos para identificar perigos potenciais no ambiente de trabalho, e adote medidas para redução ou eliminação desses riscos.
4) Adote programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com participação dos gestores e funcionários.
5) Invista em tecnologia e equipamentos que promovam mais segurança aos funcionários e que efetivamente possam reduzir acidentes de trabalho.
6) Promova ações para um ambiente de trabalho saudável, como evitar sobrecarga de trabalho e medidas de gerenciamento de estresse.
7) Em caso de acidentes, conduza investigações detalhadas para que sejam identificadas as causas e implementadas as medidas preventivas necessárias.
Com essas dicas é possível construir uma ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos, em empresas de variados segmentos e portes. Lembre-se que o mais importante é incutir a cultura da segurança no local de trabalho aos colaboradores da empresa, assim como explicitado na CLT, pois cabe aos empregados observar as normas de segurança e medicina do trabalho e colaborar com a empresa na aplicação das medidas.
Sobre a Burmann
A Burmann Consultores Associados atua há mais de 40 anos com foco na melhoria das condições ambientais de trabalho, com serviço de assessoria a empresas, entidades públicas e privadas em questões relacionadas à higiene e segurança nos locais de trabalho.
© 2015 Burmann Consultores Associados
