
São os mais de 40 anos de carreira na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que fazem com que Cesar Burmann, fundador da Burmann Consultores Associados, possa garantir que a principal característica do mercado de SST é a permanente evolução. Graduado em Engenharia de Operações Mecânica e Engenharia de Produção pela PUC/RS, em 1974, foi após o mestrado em Engenharia de Segurança do Trabalho, concluído em 1976, que Cesar constatou que o segmento de SST era incipiente, quando não inexistente, na maioria das empresas em que já havia atuado.
‘‘Foi o que me motivou, num primeiro momento, em 1982, a atuar em perícias trabalhistas de insalubridade e periculosidade, onde pude identificar a desconformidades que indicavam oportunidades de, ao apontá-las, orientar ações para implementação de melhorias’’, comenta o engenheiro.
A ampla trajetória e profundidade de atuação na área de SST proporcionaram diversas experiências enriquecedoras para Cesar, cuja carreira profissional engloba atuação como professor na Escola de Engenharia da PUC/RS e nos cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, da UFRGS, e de Medicina do Trabalho, da UFCSPA. Cesar também já ocupou cargos na Diretoria do Sindicato dos Engenheiros do RS, da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul e da Associação Riograndense de Engenharia de Segurança. Uma trajetória tão rica é permeada por momentos marcantes, alguns que fizeram a diferença na sua atuação profissional.
‘‘O reconhecimento dos operadores da justiça do trabalho, pela minha isenção e confiabilidade, levou a demandas de serviços de consultoria e assistência pericial, tanto de parte dos trabalhadores/sindicatos, como de empresas empregadoras. Diante disso, estabeleci como meta estar entre os melhores profissionais da área e ser uma referência na mesma, o que acredito, modestamente, ter alcançado’’, destaca Cesar.
Como perito, tanto judicial como assistente, o engenheiro já realizou milhares de perícias, tendo atuado, inclusive, como consultor na maioria dos ramos de atividades empresariais, associativas e profissionais, em diversos estados brasileiros. Em meio a todos os processos que já teve conhecimento, devido a função de implementação de melhorias, Cesar comenta: ‘‘Entendo e vejo a ação pericial como um dos fatores importantes e mais efetivos para promover as mudanças e melhorias nas condições de trabalho, tanto nos ambientes quanto comportamentais.’’
Ser o melhor na sua área de atuação requer mais do que dedicação e técnica, é preciso ter verdadeira paixão pelo ofício. Paixão que serve de inspiração para aqueles que convivem com esse tipo de profissional. Foi o que aconteceu com a filha de Cesar, Laura Burmann. Sócia na Burmann Consultores, a engenheira seguiu os passos do pai e, hoje, divide com ele a direção da empresa e a paixão pela área de SST.
‘‘É na verdade a realização de um sonho que eu tinha ao criar a empresa e que acho que todo pai quer, de ter a continuidade do trabalho pelos filhos. O vínculo familiar, que tem a confiabilidade como fator incondicional, traz tranquilidade e garantia de que podemos fazer o melhor’’, declara.
Assim como o mercado, o profissional de SST também deve estar em constante evolução, atento às melhorias e adequações que são demandadas em cada projeto, sempre em consonância à atualidade dos processos e condições de trabalho. Hoje, entendemos que a cultura de segurança nas empresas depende da conscientização tanto de empregados como de empregadores, de forma integral, visando a garantir que a saúde das pessoas nunca esteja em negociação numa relação de trabalho.
‘‘Um projeto que tenho é registrar todo meu conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos, escrevendo e relatando sobre minha vivência profissional. Porque uma das coisas que mais aprecio é repassar o que sei para mais e mais pessoas, pois o que aprendi foi através de interações e vivência nos mais diversos ambientes de trabalho. Assim, considero que seria justo retribuir isso, oportunizando que se dê continuidade à evolução’’, destaca.
© 2015 Burmann Consultores Associados
